PROCESSO CRIATIVO DO PROFISSIONAL DE CRIAÇÃO DENTRO DE UMA AGÊNCIA PUBLICITÁRIA
Resumo
Este trabalho teve como objetivo entender o Processo Criativo e a criatividade do profissional diante das criações de Campanhas Publicitárias, nas agências de Joaçaba e Herval D’Oeste, sejam elas com o intuito de vender um serviço, um produto ou uma marca. A proposta do problema buscou saber quais métodos são utilizados e analisados pelos profissionais da área de criação dentro da agência publicitária para chegarem às criações mais rapidamente, com originalidade e eficácia. Conhecer as formas de criar e aprimorar o processo de criação para que auxilie o profissional dentro da agência, a fim de saber qual a melhor forma para que ele crie com criatividade. Como embasamento teórico, foram utilizados artigos, livros, e outros trabalhos sobre o assunto. Realizou-se uma pesquisa exploratória com entrevistas feitas diretamente com o público, contemplando perguntas abertas, cujos resultados demonstraram que os departamentos de criação de cada agência possuem um método de criação diferente do outro, variando significativamente em razão do fato de os clientes serem diferentes e de o mesmo mercado possuir várias agências de publicidade. São semelhantes quanto à realização do planejamento das campanhas, por exemplo. Tanto o redator quanto o diretor de arte precisam do auxílio do outro para poder criar, ou senão dos demais membros deste departamento, que atualmente não são formados apenas por duplas de criação.
Palavras-chave: Criatividade. Publicidade. Processo Criativo. Criação.
Referências
ALENCAR, Eunice Soriano de. A gerência da criatividade. São Paulo: Makron Books, 1996.
ALENCAR, Eunice Soriano de. O Processo da Criatividade: Produção de ideias e Técnicas criativas. São Paulo: Makron Books, 2000.
Blog Fale Alto Design. 10 Dicas de como estimular a sua criatividade. 2012. Disponível em: <http://falealtodesign.blogspot.com.br/2012/03/10-dicas-de-como-estimular-sua.html>. Acesso em: 18 set.2012.
CARRASCOZA, João Anzanello. Do caos à Criação Publicitária. São Paulo: Saraiva, 2008.
DE MAIS, Domenico. O ócio criativo. Trad. Léa Manzi. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.
FERRARI, Flavio. Planejamento e atendimento: a arte do guerreiro. São Paulo: Loyola, 1990.
Instituto Fayga Ostrower. Disponível em: <http://www.faygaostrower.org.br/artista. php>. Acesso em: 02 de junho de 2012.
MAGOGA, Bernardo. Redação Publicitária – reflexões sobre teoria e prática. Unifra, Santa Maria, Rio Grande do Sul. 2004. Disponível em: <http://www.agenciacentralsul.org/resenhas/edicao_02/pdf_resenhas/magoga.pdf> Acesso em: 15 de junho de 2012.
MARTINS, Jorge S. Redação Publicitária – Teoria e Prática. 2a ed. São Paulo: Atlas, 1997.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. 1a ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1977.
PEDEBON, José. Criatividade: Abrindo o Lado Inovador da Mente: 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SOUZA, Américo de. A persuasão: estratégias da comunicação influente. Rio de Janeiro: Nórdica, 2002. 151 p.
SANT’ANNA, Armando. Propaganda: Teoria, técnica e prática. 7.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.