O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO NA VISÃO DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE DIREITO

Autores

  • Raquel Romano UNOESC
  • Michele GaboardiLucas UNOESC

Resumo

O assédio moral nas relações de trabalho é caracterizado por condutas abusivas que possam trazer danos à dignidade ou à integridade física e psicológica da vítima. Trata-se de uma violência fria, repetitiva, de depreciação, de falta de intolerância e injúrias. Seu efeito pode destruir a relação do sujeito com o ambiente de trabalho e lhe causar graves consequências psicológicas. Por meio do estudo, foi possível verificar como os acadêmicos que cursam entre 5ª e 9ª fases do Curso de Direito de uma universidade do oeste catarinense entendem o assédio moral nas relações de trabalho. Além disso, foi possível perceber qual é o motivo da ocorrência desse fenômeno e, ainda, descrever quais são as possíveis soluções para ele a partir das percepções dos acadêmicos. Constitui-se em uma pesquisa do tipo quantitativa, com delineamento descritivo e com método de coleta de dados. Foi utilizado um questionário, analisado pelo método de análise univariada.

Palavras-chave: Assédio moral. Acadêmicos. Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele GaboardiLucas, UNOESC

Psicóloga.Pós-Graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Mestrando no Mestrado Profissional em Administração UNOESC Chapecó.

 

Downloads

Publicado

2016-06-06

Como Citar

Romano, R., & GaboardiLucas, M. (2016). O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO NA VISÃO DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE DIREITO. Unoesc & Ciência - ACSA, 7(1), 107–116. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/9899