REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE LIDERANÇA NO DISCURSO DE ESPORTISTAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Dagmar Mena Barreto Unoesc
  • Marcelo Zenaro

Resumo

O esporte se tornou, ao longo do tempo, um dos principais fenômenos culturais da sociedade contemporânea, ele é também um ótimo laboratório para observar as representações sociais das pessoas e das comunidades, uma vez que os comportamentos e acontecimentos do ambiente esportivo facilmente se tornam públicos e de grande repercussão em toda a rede de comunicação midiática. Os estilos e a concepção de liderança também se fazem presente no ambiente esportivo e a partir dessa constatação se definiu o objetivo de investigar a produção científica sobre a interface esporte e liderança, tendo como contraponto a representação social de liderança no discurso de esportistas. Como método, foi utilizada a revisão integrativa da literatura, que se caracteriza por procedimento de coleta de dados teóricos de maneira sistematizada. Como resultado foram encontrados 27 artigos potencialmente relevantes no Portal de Periódicos Capes, considerando a definição das bases de dados e os descritores, após a definição dos critérios de inclusão e exclusão; restaram seis artigos com os quais foi desenvolvida a revisão de literatura. Como conclusão, destaca-se que a revisão de literatura a partir dos descritores “esporte” e “liderança” demonstrou as fragilidades e a limitação da “academia” no sentido de produzir conhecimento suficiente para uma análise mais aprofundada sobre o tema. A reduzida quantidade de artigos sobre o tema pode denotar, por um lado, a falta de interesse sobre o tema e, ao mesmo tempo, um vasto espaço para a produção de pesquisa na interface proposta.

Palavras-chave: Esportes. Liderança. Organização e administração. Comportamento.

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Publicado

2014-10-23

Como Citar

Barreto, D. M., & Zenaro, M. (2014). REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE LIDERANÇA NO DISCURSO DE ESPORTISTAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Unoesc & Ciência - ACSA, 5(2), 221. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/5668