Educação financeira de famílias de estudantes do ensino médio do Município de Herval d’ Oeste
Palavras-chave:
Educação financeira, Ensino Médio, Orçamento familiarResumo
O presente estudo avaliou o nível de conhecimento de gestão financeira e, consequentemente, a educação financeira entre as famílias dos alunos de Ensino Médio do Município de Herval d’ Oeste, SC. O estudo foi uma pesquisa exploratória, qualitativa com recursos das abordagens quantitativas, com vistas a mensurar a relevância de aspectos relacionados aos conhecimentos de temas de finanças. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado às famílias de alunos do Ensino Médio e foram tabulados e ordenados em quadros e tabelas para possibilitar a análise, com base na fundamentação teórica e documental. Para a análise dos dados foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo para os dados qualitativos e técnicas de estatística descritiva para os dados quantitativos. Os resultados evidenciam que uma parcela importante dos entrevistados relata não possuir controle dos seus gastos, isto é, não faz planejamento. Esse dado associado ao perfil do público pesquisado causa preocupação, visto que pela renda, os entrevistados enquadram-se em perfil social vulnerável, sujeito a problemas de ordem financeira.
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