INDICADORES DEMOGRÁFICOS E EDUCACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO A PARTIR DA MESORREGIÃO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Ilson Roberto dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Luiz Carlos Lückmann Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Neste texto analisaram-se os indicadores demográficos e educacionais da Mesorregião Oeste catarinense e suas implicações para a educação superior. O tratamento de indicadores e sua relação com a educação superior tem sido tema recorrente nos últimos anos. Parte-se do pressuposto de que a redução acentuada da população das faixas etárias mais jovens, assim como a involução de matrículas na educação fundamental, acabam refletindo e, até mesmo, impactando a educação superior. A natureza do estudo requereu pesquisa qualitativa, uma vez que a temática foi analisada com o cuidado de atribuir significado crítico às fontes consultadas. Fez-se uso de fontes documental e bibliográfica. Ao cabo do estudo, construiu-se cenário que poderá servir de subsídio à formulação de políticas e de tomada de decisões com as instituições de ensino superior e os órgãos públicos da Mesorregião. As variáveis analisadas levaram à inferência de que haverá, nos próximos anos, estagnação e, até mesmo, redução das matrículas nas instituições de ensino superior presentes na Mesorregião Oeste catarinense, alterando-se significativamente o cenário da educação superior.

Palavras-chave: Indicadores. Mesorregião. Educação superior.

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Biografia do Autor

Ilson Roberto dos Santos, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor da ACH - Área das Ciências das Humanidades

Luiz Carlos Lückmann, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor da ACH - Área das Ciências das Humanidades

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Publicado

2016-12-02

Como Citar

dos Santos, I. R., & Lückmann, L. C. (2016). INDICADORES DEMOGRÁFICOS E EDUCACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO A PARTIR DA MESORREGIÃO OESTE CATARINENSE. Unoesc & Ciência - ACSA, 7(2), 219–226. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/10998