IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DA LEI N. 12.619/2012 NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: UM ESTUDO EM CHAPECO, SC

Autores/as

  • Lais Fernanda Dal Santo
  • Silvio Santos Junior
  • Carla Fabiana Cazella Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumen

O objetivo com esta pesquisa foi descrever algumas percepções da Lei n. 12619/2012, que regulamenta a jornada de trabalho dos motoristas profissionais. Delimitado pelas opiniões de motoristas e empresários do Município de Chapecó, SC, neste estudo buscou-se avaliar de que maneiras os limites impostos sobre a jornada dos motoristas afeta as transportadoras e os próprios motoristas. A pesquisa possui caráter descritivo-exploratório, com duas unidades de análise. A primeira unidade foi tratada por meio de uma pesquisa quantitativa, para a qual foi aplicado um questionário a 60 motoristas selecionados por conveniência: 30 profissionais regidos pela CLT e 30 motoristas autônomos. A segunda unidade de análise, tratada por meios qualitativos, é formada pela opinião de um empresário do ramo de transportes, representando as transportadoras da região do estudo. Os resultados mostram fortes evidências de que mesmo com conhecimento sobre a Lei, motoristas e empresas não estão obedecendo às novas normas e sugerem que, para que seja possível a adequação de todos à Norma, são necessárias algumas alterações na Lei n. 12.619/12 e/ou readequações estruturais do setor. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Fabiana Cazella, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina ( UNOESC) , Especialista em Gestão Escolar (2008), Graduada em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2002)CRA/SC 22370. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Processos Educativos e ao grupo de Pesquisa Gestão Organizacional. Capacitação pela Clinton Center For Teaching And Learning em Ensino de Empreendedorismo e Negócios. Coordenadora do Curso de Administração da Unoesc Chapecó-SC desde 2012, Coordenadora do Curso de Pós-graduação - Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos na Unoesc Chapecó, Coordenadora do MBA em Gestão Empresarial - Unoesc Chapecó/SC. Articuladora do NDE Institucional do Curso de Administração da UNOESC. Professora de Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa, Planejamento Estratégico , Comportamento Organizacional e Negoiação. Professora Tutora na Unoesc Virtual. Membro do Núcleo do Jovem Empreendedor - ACIC Chapecó , Membro da CDL Jovem Chapecó-SC.Em 2012 coordenou a implantação da Empresa Junior - Lidera Junior Unoesc Chapecó. Membro do Conselho de Gestão da Unoesc Campus de Chapecó/SC.Membro do Comitê Gestor do Centro de Gestão e Empreendedorismo da Unoesc Campus de Chapecó -SC. Sócia da Asta Assessoria para Preparação de Sucessores de Empreendimentos Familiares:

Publicado

2016-06-06

Cómo citar

Dal Santo, L. F., Santos Junior, S., & Cazella, C. F. (2016). IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DA LEI N. 12.619/2012 NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: UM ESTUDO EM CHAPECO, SC. Unoesc & Ciência - ACSA, 7(1), 77–84. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/9931