Inteligências múltiplas e o ensino contábil na Unidade de Chapecó e no Campus de Xanxerê da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Autores/as

  • Cássio Gaboardi Lucas UNOESC
  • Graziele Ninbla Scussiato Trentin UNOESC

Resumen

A concorrência laborativa experimentada nos anos posteriores à década de 1990 tornou-se deveras competitiva, enaltecendo aqueles que possuem melhor preparo e aptidão intelectual para determinada área profissional. Analisando-se tais proposições em consonância com a Ciência Contábil, a mensuração acerca da capacidade intelectual dos acadêmicos que ainda compõem os bancos universitários da Universidade do Oeste de Santa Catarina pode-se tornar o grande diferencial na disputa pelo mercado de trabalho. Os objetivos são verificar quais as espécies de inteligência encontradas nos acadêmicos da Unidade de Chapecó e do Campus de Xanxerê do Curso de Ciências Contábeis na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); analisar quais são as definições de inteligências múltiplas, referendando a base teórica para posterior pesquisa de campo; verificar a existência, por intermédio de questionários, de variadas inteligências nos acadêmicos de Ciências Contábeis vinculados ao respectivos locais; averiguar se existe o desenvolvimento de alguma das formas de inteligência entre os acadêmicos no decorrer da graduação em Ciências Contábeis na Unoesc; apontar novas formas de abordagem de temáticas ligadas à contabilidade e ao desenvolvimento de aulas que possibilitem o amadurecimento de algumas inteligências que possam contribuir para o futuro do profissional contábil.

Palavras-chave: Inteligências múltiplas. Ensino contábil. Atuação profissional.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cássio Gaboardi Lucas, UNOESC

Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus de Chapecó e do Curso de Direito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Graziele Ninbla Scussiato Trentin, UNOESC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2001). Pós- graduada em Custos e Controladoria pela UNOCHAPECÓ. Pós- Graduada em Qualidade na Prestação dos Serviços Contábeis pela UNOCHAPECÓ. Pós- Graduada em Educação e Docência no Ensino Superior pela Faculdade Exponencial (FIE). Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atualmente é professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina- Chapecó e analista contábil - SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, atuando principalmente nos seguintes temas: tomada de decisões, falência, pequenas e médias empresas, análise econômico- financeira, análise e balanced scorecard, inovação e cultura organizacional.

Publicado

2010-07-13

Cómo citar

Lucas, C. G., & Trentin, G. N. S. (2010). Inteligências múltiplas e o ensino contábil na Unidade de Chapecó e no Campus de Xanxerê da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Unoesc & Ciência - ACSA, 1(1), 53–62. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/86