Natureza versus Homem: Ensaio humano-ambiental na sociedade de consumo

Autores/as

  • Edinaldo Enoque Silva Junior UNOESCSMO
  • Felipe Bueno Amaral UNOESCSMO

Resumen

Este artigo visa a discutir a crise ambiental como resultado do consumo desordenado imposto de maneira sutil pelo sistema capitalista. Discute a necessidade de a sociedade compreender que a única forma de se reduzir as emissões líquidas, sólidas e gasosas no planeta é mediante a redução do consumo. Consequentemente, fez-se necessário, para tanto, discutir a importância de uma re (estruturação) de valores morais no homem, com o objetivo de desconstruir a ideia de ser que domina e modifica o meio ao seu favor, para ser condicionado ao meio que o circunda. Discutiu-se a importância da educação ambiental voltada para a complexidade terrestre, e das instituições de ensino nesse processo de elucidação multidisciplinar da técnica, do meio ambiente e do homem.

Palavras-chave: Meio ambiente. Capitalismo. Educação.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edinaldo Enoque Silva Junior, UNOESCSMO

Pesquisador, Graduado em História pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, especialista em Ciências Sociais. Professor de História e Sociologia do ensino médio e fundamental do Colégio Jesus Maria José, São Miguel do Oeste, SC. Rua La Salle, 2500, CEP 89900-000. emal. enoquesmo@hotmail.com.  

Felipe Bueno Amaral, UNOESCSMO

Pesquisador iniciação científica UNOESC, grupo Educação e Conhecimento, Tecnólogo em Gestão Ambiental UNOESC,  Especialização em andamento em Sociologia Política pela UFPR.
 

Publicado

2011-03-21

Cómo citar

Silva Junior, E. E., & Amaral, F. B. (2011). Natureza versus Homem: Ensaio humano-ambiental na sociedade de consumo. Unoesc & Ciência - ACSA, 1(2), 147–154. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/677