A aprendizagem e o trabalho médico: saberes e experiências
Palabras clave:
Aprendizagem, Trabalho Médico, História de VidaResumen
Trata-se de um estudo sobre aprendizagem relacionada ao trabalho do médico, efetivado por meio da técnica de história de vida. O objetivo central foi compreender como ocorre a aprendizagem para o trabalho no decorrer da trajetória de vida de um médico. O conceito de aprendizagem é o de um processo contínuo, reflexivo a partir da experiência. O entrevistado relatou experiências que foram as mais marcantes da sua trajetória. Dentre elas: valorização e realização de trocas de experiência com colegas da mesma especialidade médica; a prática profissional como potencializadora da sua trajetória e da formação de novos médicos; orientação/mentor em diferentes momentos – desde a decisão de cursar medicina; busca de leituras e participação em eventos na área da especialidade; destaque da docência (graduação e pós-graduação) como forma de aprendizagem contínua e elemento motivador na sua formação, vista como aprendizado contínuo e progressivo. Nesta direção, a prática profissional é vista como impulsionadora da sua trajetória e da formação de novos médicos, que são seus alunos. Assim, a aprendizagem se dá, para esse médico por meio da reflexão contínua sobre as experiências que ocorrem no cotidiano médico, produzindo publicações conjuntas (colegas e alunos), revelando novas formas de aprender e ensinar para o trabalho.
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Citas
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