Qualidade de vida no trabalho: estudo de caso das mulheres gestoras da Celulose Irani

Autores/as

  • Leidimara Teixeira Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • Tânia Maria dos Santos Nodari Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumen

As mulheres estão mais presentes em todas as áreas das organizações, desempenhando funções diversas, seja na área administrativa seja na produção. Por sua vez, as organizações cobram das mulheres desempenho igual ao dos homens. As mulheres estão desenvolvendo habilidades e competências essenciais para a vida profissional e também para conciliar a profissão com a vida pessoal. O sucesso profissional é um dos objetivos dos seres humanos, independentemente de gênero, e as gestoras também buscam compatibilizar o trabalho com a qualidade de vida adequada. Nesse sentido, o objetivo neste artigo foi identificar o grau da qualidade de vida das gestoras na Celulose Irani. Para atingir os objetivos da pesquisa, adotou-se a pesquisa descritiva e a pesquisa de campo, em que as gestoras responderam a um roteiro de pesquisa. O propósito foi conhecer os aspectos que motivam as mulheres gestoras da Celulose Irani, diante dos desafios enfrentados no dia a dia. Os resultados apontaram que as mulheres ocupam apenas 12% dos cargos de liderança na referida organização, sentem-se valorizadas e avaliaram a qualidade de vida no trabalho como boa. A escolha pela Irani como objeto de estudo deve-se à grande representatividade da empresa no ramo de Papel, Embalagem e Celulose, a forma de gestão corporativa adotada e o conjunto de princípios e valores enfatizados pela organização.

Palavras-chave: Mulheres gestoras. Motivação. Qualidade de vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leidimara Teixeira, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Egressa do Curso de Pós-graduação em Administração Financeira pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Tânia Maria dos Santos Nodari, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Ciências Sociais (Universidade Pablo de Olavide de Sevilla - Reconhecido UFSC), Mestre em Administração Moderna de Negócios (FURB), Especialista em Gestão de Recursos Humanos (Unoesc). Professora e coordenadora de cursos de Pós Graduação da ACH da  Unoesc-Joaçaba. Co-editora da Revista Unoesc & Ciência.

Publicado

2018-06-28

Cómo citar

Teixeira, L., & Nodari, T. M. dos S. (2018). Qualidade de vida no trabalho: estudo de caso das mulheres gestoras da Celulose Irani. Unoesc & Ciência - ACSA, 9(1), 97–104. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/16059