O bem-estar na aposentadoria

Autores/as

  • Fabiane Padova
  • Michele Gaboardi Lucas UNOESC

Resumen

No presente trabalho buscou-se identificar se existem fatores que contribuem para o bem-estar na aposentadoria, considerando que esta pode ser vista como a fase final da carreira profissional de um indivíduo e acarreta mudanças significativas. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva com cinco homens aposentados que residem no meio urbano e que não exercem funções laborais remuneradas. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, que foi gravada e transcrita posteriormente. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Entre os principais resultados, destaca-se que manter e exercer alguma atividade não remunerada parece ser fator importante na manutenção do bem-estar na aposentadoria. Além disso, manter relações sociais saudáveis e estar próximo à família contribui para o bem-estar nessa fase. Identificou-se também que a aposentadoria é influenciada pela forma como cada um viveu as fases anteriores, não sendo um fenômeno isolado.

Palavras-chave: Bem-estar. Aposentadoria. Carreira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabiane Padova

Graduada em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Campus de Xanxerê SC.

Michele Gaboardi Lucas, UNOESC

Mestre em Administração na UNOESC Chapecó. Pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Professora do curso de Psicologia da UNOESC unidade de Chapecó e Campus de Xanxerê. Especialista Clínica pelo CFP. Especialização em Terapia Sistêmica de Casal e Família. Formação em Orientação Profissional.

Publicado

2017-10-05

Cómo citar

Padova, F., & Lucas, M. G. (2017). O bem-estar na aposentadoria. Unoesc & Ciência - ACSA, 8(2), 141–148. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13209