Estratégias de marketing e endomarketing: uma proposta de planejamento estratégico para uma organização do segmento fitness

Autores/as

  • Alissa Veluma Viecelli Unoesc
  • Clediane Pittol Unoesc
  • Fernanda Cenci Unoesc
  • Sidnei Grígolo Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumen

Quando se fala em competitividade na prestação de serviços, na oferta e na demanda de produtos, consequentemente, o marketing está entre os principais argumentos, dada sua prática em todos os âmbitos da organização, seja internamente, seja externamente, auxiliando na constante busca por resultado, satisfação e fidelização dos usuários. Ao marketing cabe impulsionar a valorização e a expansão da marca por meio de todos os benefícios, além de utilizar as estratégias de mercado para o bem do próprio negócio. Diante disso desenvolveu-se um estudo em uma organização do segmento fitness da Cidade de Videira, SC, com foco na marca e abrangência do marketing e do endomarketing. Realizou-se análise de referencial teórico para ênfase e credibilidade dos dados levantados. Foi realizada a pesquisa com delineamento observatório in loco com a realização de entrevista com o colaborador direto da academia e, posteriormente, com o uso e análise da ferramenta SWOT (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades), foram identificadas potenciais ações para um plano de marketing na organização.

Palavras-chave: Marketing. Valorização da marca. Plano de marketing.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sidnei Grígolo, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor, Mestre em Administração pela Fundação Regional de Blumenau - FURB, Blumenau-SC (2014). Especialista em Recursos Humanos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina ? Unoesc ? Videira (1998), Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina ? Unoesc - Videira (1996). Professor titular da UNOESC - Campus de Videira dos cursos de graduação de Administração e afins. Diretor de Pesquisa, pós Graduação e extensão da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), campus de Videira (2015 - atual). Coordenador do curso de administração (2013 ? 2015) Na Unoesc, campus de Videira. Coordenador de projetos e pesquisa (2004 - 2011). Membro do núcleo docente estruturante do curso de administração. Membro do Conselho de Gestão da Universidade. Consultor de empresas nas áreas administrativas/organizacionais e RH. Auditor interno da norma ISO9001.Professor de Pós-graduação.

Publicado

2017-10-05

Cómo citar

Viecelli, A. V., Pittol, C., Cenci, F., & Grígolo, S. (2017). Estratégias de marketing e endomarketing: uma proposta de planejamento estratégico para uma organização do segmento fitness. Unoesc & Ciência - ACSA, 8(2), 113–120. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/12541