ANÁLISE DA VIABILIDADE MERCADOLÓGICA DA EXPORTAÇÃO DO CAFÉ ESSENZA PRODUZIDO PELA EMPRESA BRASITÁLIA PARA OS ESTADOS UNIDOS
Abstract
O comércio exterior é uma estratégia das organizações para expansão dos mercados. Para tanto para as empresas atuarem no comércio exterior e de extrema importância para a compreensão de como funcionam os mercados para os quais pretende-se adentrar. A partir da relevância econômica do comércio exterior para as organizações, esta pesquisa teve como objetivo, analisar a viabilidade mercadológica da exportação do café Essenza produzido pela empresa Brasitália para os Estados Unidos (EUA). O trabalho caracterizou-se com uma pesquisa descritiva, sendo um estudo de caso, de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados primários, as consultas bibliográficas e dados secundários a empresa Brasitália. Para análise de dados utilizou-se o método descritivo. Quanto a descrição do perfil do mercado para o café; os Estados Unidos é considerado o maior mercado mundial para cafés consumida regularmente por cerca de 83% da população americana. Ao examinar aspectos culturais, demográficos, ambientais, políticos e econômicos que influenciam na exportação de café para os Estados Unidos; no que tange ao aspecto cultural, o hábito de tomar café pelas manhãs está fortemente ligado à cultura norte-americana. Na análise ambiental pode-se perceber que o clima nos Estados Unidos não é favorável para a produção do café, favorecendo a importação do Brasil. Os aspectos políticos nos Estados Unidos são pluripartidários. Já nos aspectos econômicos, os Estados Unidos tem a maior economia do mundo, apresentando destaque nos diversos setores econômicos. Neste contexto, conclui-se que a exportação do café Essenza em termos mercadológicos é viável para os Estados Unidos.