O direito à cidade sustentável

Authors

  • Izabel Preis Welter UNOESC-campus SMO
  • Mixilini Chemin Pires Unoesc-smo

Abstract

Para melhorar a situação das cidades brasileiras, a Constituição Federal de 1988 inseriu um capítulo próprio sobre a política urbana, além de ter elevado a direitos fundamentais vários direitos humanos e sociais. Em contrapartida, o Estatuto da Cidade, Lei n. 10.257/01, regulamentou o disposto no texto constitucional, além de relacionar uma série de instrumentos; estes, quando aliados e aplicados na prática, têm um grande potencial para tornar a cidade um lugar mais equilibrado ambiental e socialmente. Nesse norte, é com fundamento nos direitos constitucionais e nos instrumentos que proporcionam a melhoria das cidades que se formam os elementos para a constituição e consolidação de um novo direito, o direito à cidade sustentável. Ademais, tornar a cidade melhor aos seus habitantes, em seus mais diversos aspectos (ambiental, administrativo e social), garante um futuro melhor para as gerações vindouras e, principalmente, qualidade de vida para as gerações presentes. Nesse contexto, verifica-se a possibilidade de o Poder Público, mediante uma política urbana fundamentada, tornar efetivos os instrumentos previstos no Estatuto da Cidade como forma de alcance da cidade sustentável.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Cidade sustentável. Política urbana.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Izabel Preis Welter, UNOESC-campus SMO

O Direito à cidade sustentável. Direito Urbanístico. Tema de monografia apresentado e defendido no segundo semestre de 2009.

Mixilini Chemin Pires, Unoesc-smo

O direito á cidade sustentável. Direito urbanístico.

Published

2010-07-13

How to Cite

Welter, I. P., & Pires, M. C. (2010). O direito à cidade sustentável. Unoesc & Ciência - ACSA, 1(1), 63–70. Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/158