Liderança versus sucesso organizacional
Abstract
A liderança é definida como a capacidade de influenciar pessoas para a consecução de um objetivo em uma dada situação e, apesar de algumas pessoas nascerem com algum potencial de liderança, esta precisa ser constantemente desenvolvida. Ser líder em um mundo de mudanças torna-se desafiador para os administradores, que necessitam de profissionais capazes de conduzir seus colaboradores a um resultado. Apontar um “líder ideal” se torna um desafio e muitas perguntas são lançadas: como administrar pessoas com vontades, desejos e anseios? Qual é a melhor maneira de liderar pessoas? Qual o melhor estilo de liderança a ser adotado? O propósito com este trabalho foi esclarecer o que é liderança, quais são os tipos de liderança, as funções e o perfil do líder, bem como investigar de que forma o administrador poderá conquistar o perfil de líder ideal. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com dois empreendedores locais, os quais desempenham o papel de líder em suas organizações.
Palavras-chave: Liderança. Líder. Perfil. Influência. Mudança.