Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores
Abstract
Nos últimos anos a educação vem passando por transformações, principalmente ocasionadas pela introdução das ferramentas tecnológicas. Com essas mudanças, a Educação a Distância (EaD) tomou espaço como uma alternativa para a falta de disponibilidade de tempo e a dificuldade de deslocamento até a universidade. O aluno de curso EaD necessita ter algumas características, como disciplina, planejamento, dedicação e motivação, entre outras. Dentro desse contexto, no presente estudo qualitativo, com recorrência a técnicas quantitativas, buscou-se verificar, por meio de um questionário semiestruturado aplicado aos professores do curso de EaD de Tecnologia em Processos Gerenciais da Unoesc, o perfil apresentado pelos acadêmicos matriculados, com o objetivo de contribuir para o planejamento de intervenções pedagógicas no Curso. Os resultados demonstraram que uma das dificuldades enfrentadas pelos professores é o cumprimento dos prazos quanto à entrega das atividades, por parte dos alunos. Por outro lado, os alunos apresentam, em sua maioria, as características e competências necessárias para o eficiente desenvolvimento do curso de Educação a Distância.
Palavras-chave: Competências. Perfil. Ensino a Distância. Alunos. Professores.