Estratégias de diferenciação em mercados competitivos
Abstract
Esse estudo objetiva descrever e identificar as estratégias adotadas na implantação do abatedouro K-Celet, situado no interior do município de Itapiranga, SC. O método utilizado consistiu na aplicação de uma entrevista semiestruturada com questões abertas e com enfoque qualitativo. Quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se como sendo descritiva e quanto aos procedimentos, em estudo de caso. Em relação às estratégias, no âmbito de fornecedores e escolha de matéria-prima é realizada avaliação dos animais. No setor de Recursos Humanos, os funcionários foram contratados pela experiência que possuíam no setor e pelas características físicas necessárias para desenvolver a atividade em cada setor. No contexto de comercialização, o abatedouro focou nos desejos do cliente, fazendo os produtos conforme o pedido de cada consumidor, criando um valor adicional ao produto e a satisfação de quem adquire os produtos do abatedouro. Portanto, o abatedouro permite agregar valor à matéria-prima produzida na granja da propriedade, gerando empregos e produtos coloniais típicos da tradição germânica.
Palavras-chave: Estratégias. Suinocultura. Agregação de valor.