IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DA LEI N. 12.619/2012 NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: UM ESTUDO EM CHAPECO, SC

Autores

  • Lais Fernanda Dal Santo
  • Silvio Santos Junior
  • Carla Fabiana Cazella Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O objetivo com esta pesquisa foi descrever algumas percepções da Lei n. 12619/2012, que regulamenta a jornada de trabalho dos motoristas profissionais. Delimitado pelas opiniões de motoristas e empresários do Município de Chapecó, SC, neste estudo buscou-se avaliar de que maneiras os limites impostos sobre a jornada dos motoristas afeta as transportadoras e os próprios motoristas. A pesquisa possui caráter descritivo-exploratório, com duas unidades de análise. A primeira unidade foi tratada por meio de uma pesquisa quantitativa, para a qual foi aplicado um questionário a 60 motoristas selecionados por conveniência: 30 profissionais regidos pela CLT e 30 motoristas autônomos. A segunda unidade de análise, tratada por meios qualitativos, é formada pela opinião de um empresário do ramo de transportes, representando as transportadoras da região do estudo. Os resultados mostram fortes evidências de que mesmo com conhecimento sobre a Lei, motoristas e empresas não estão obedecendo às novas normas e sugerem que, para que seja possível a adequação de todos à Norma, são necessárias algumas alterações na Lei n. 12.619/12 e/ou readequações estruturais do setor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Fabiana Cazella, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina ( UNOESC) , Especialista em Gestão Escolar (2008), Graduada em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2002)CRA/SC 22370. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Processos Educativos e ao grupo de Pesquisa Gestão Organizacional. Capacitação pela Clinton Center For Teaching And Learning em Ensino de Empreendedorismo e Negócios. Coordenadora do Curso de Administração da Unoesc Chapecó-SC desde 2012, Coordenadora do Curso de Pós-graduação - Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos na Unoesc Chapecó, Coordenadora do MBA em Gestão Empresarial - Unoesc Chapecó/SC. Articuladora do NDE Institucional do Curso de Administração da UNOESC. Professora de Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa, Planejamento Estratégico , Comportamento Organizacional e Negoiação. Professora Tutora na Unoesc Virtual. Membro do Núcleo do Jovem Empreendedor - ACIC Chapecó , Membro da CDL Jovem Chapecó-SC.Em 2012 coordenou a implantação da Empresa Junior - Lidera Junior Unoesc Chapecó. Membro do Conselho de Gestão da Unoesc Campus de Chapecó/SC.Membro do Comitê Gestor do Centro de Gestão e Empreendedorismo da Unoesc Campus de Chapecó -SC. Sócia da Asta Assessoria para Preparação de Sucessores de Empreendimentos Familiares:

Downloads

Publicado

2016-06-06

Como Citar

Dal Santo, L. F., Santos Junior, S., & Cazella, C. F. (2016). IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DA LEI N. 12.619/2012 NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: UM ESTUDO EM CHAPECO, SC. Unoesc & Ciência - ACSA, 7(1), 77–84. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/9931