A contabilidade e as informações gerenciais repassadas às empresas do segmento de agências de viagens de Chapecó, SC

Autores

  • Simone Czarnobai Debortoli UNOESC
  • Graziele Ninbla Scussiato Trentin UNOESC

Resumo

As agências de viagens pertencem a um segmento que possui uma competitividade acentuada e que sofre impacto constante de mudanças com velocidade considerável. Nesse contexto, este estudo buscou esclarecer sobre a importância da contabilidade gerencial direcionada para o segmento das agências de viagens como ferramenta de apoio à gestão. Buscou-se, também, elucidar a respeito da informação gerada pela contabilidade gerencial como ferramenta de planejamento, avaliação de desempenho e suporte para a tomada de decisões, o que proporciona a elaboração de estratégias que tornam a empresa mais competitiva e garantem a sua permanência no mercado. Para a elaboração do presente estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa com as agências de viagens do município de Chapecó, SC e em seus respectivos escritórios contábeis, com o intuito de verificar se as informações contábeis estão sendo repassadas, pelos contadores, aos proprietários das agências de viagens e se estes, por sua vez, fazem uso dessas informações na gestão do negócio e na tomada de decisão. Os principais resultados verificados por meio da pesquisa foram a ausência de geração e repasse de informações contábeis/gerenciais às agências de viagens. Ainda, apuraram-se as particularidades do segmento, como os controles adicionais realizados principalmente para a mensuração das receitas e levantamento dos custos, ausência de profissionais para a gestão do setor administrativo do segmento de agências de viagens e a necessidade de treinamento para os gestores.

Palavras-chave: Contabilidade gerencial. Informações contábeis. Agências de viagens.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Czarnobai Debortoli, UNOESC

Bacharel em Ciências Contábeis na UNOESC (Campus Chapecó)

Graziele Ninbla Scussiato Trentin, UNOESC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2001). Pós- graduada em Custos e Controladoria pela UNOCHAPECÓ. Pós- Graduada em Qualidade na Prestação dos Serviços Contábeis pela UNOCHAPECÓ. Pós- Graduada em Educação e Docência no Ensino Superior pela Faculdade Exponencial (FIE). Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atualmente é professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina- Chapecó e analista contábil - SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, atuando principalmente nos seguintes temas: tomada de decisões, falência, pequenas e médias empresas, análise econômico- financeira, análise e balanced scorecard, inovação e cultura organizacional.

Downloads

Publicado

2010-07-13

Como Citar

Debortoli, S. C., & Trentin, G. N. S. (2010). A contabilidade e as informações gerenciais repassadas às empresas do segmento de agências de viagens de Chapecó, SC. Unoesc & Ciência - ACSA, 1(1), 5–12. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/89