O bem-estar na aposentadoria

Authors

  • Fabiane Padova
  • Michele Gaboardi Lucas UNOESC

Abstract

No presente trabalho buscou-se identificar se existem fatores que contribuem para o bem-estar na aposentadoria, considerando que esta pode ser vista como a fase final da carreira profissional de um indivíduo e acarreta mudanças significativas. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva com cinco homens aposentados que residem no meio urbano e que não exercem funções laborais remuneradas. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, que foi gravada e transcrita posteriormente. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Entre os principais resultados, destaca-se que manter e exercer alguma atividade não remunerada parece ser fator importante na manutenção do bem-estar na aposentadoria. Além disso, manter relações sociais saudáveis e estar próximo à família contribui para o bem-estar nessa fase. Identificou-se também que a aposentadoria é influenciada pela forma como cada um viveu as fases anteriores, não sendo um fenômeno isolado.

Palavras-chave: Bem-estar. Aposentadoria. Carreira.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiane Padova

Graduada em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Campus de Xanxerê SC.

Michele Gaboardi Lucas, UNOESC

Mestre em Administração na UNOESC Chapecó. Pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Professora do curso de Psicologia da UNOESC unidade de Chapecó e Campus de Xanxerê. Especialista Clínica pelo CFP. Especialização em Terapia Sistêmica de Casal e Família. Formação em Orientação Profissional.

Published

2017-10-05

How to Cite

Padova, F., & Lucas, M. G. (2017). O bem-estar na aposentadoria. Unoesc & Ciência - ACSA, 8(2), 141–148. Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13209