Estratégias de marketing e endomarketing: uma proposta de planejamento estratégico para uma organização do segmento fitness

Authors

  • Alissa Veluma Viecelli Unoesc
  • Clediane Pittol Unoesc
  • Fernanda Cenci Unoesc
  • Sidnei Grígolo Universidade do Oeste de Santa Catarina

Abstract

Quando se fala em competitividade na prestação de serviços, na oferta e na demanda de produtos, consequentemente, o marketing está entre os principais argumentos, dada sua prática em todos os âmbitos da organização, seja internamente, seja externamente, auxiliando na constante busca por resultado, satisfação e fidelização dos usuários. Ao marketing cabe impulsionar a valorização e a expansão da marca por meio de todos os benefícios, além de utilizar as estratégias de mercado para o bem do próprio negócio. Diante disso desenvolveu-se um estudo em uma organização do segmento fitness da Cidade de Videira, SC, com foco na marca e abrangência do marketing e do endomarketing. Realizou-se análise de referencial teórico para ênfase e credibilidade dos dados levantados. Foi realizada a pesquisa com delineamento observatório in loco com a realização de entrevista com o colaborador direto da academia e, posteriormente, com o uso e análise da ferramenta SWOT (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades), foram identificadas potenciais ações para um plano de marketing na organização.

Palavras-chave: Marketing. Valorização da marca. Plano de marketing.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sidnei Grígolo, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor, Mestre em Administração pela Fundação Regional de Blumenau - FURB, Blumenau-SC (2014). Especialista em Recursos Humanos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina ? Unoesc ? Videira (1998), Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina ? Unoesc - Videira (1996). Professor titular da UNOESC - Campus de Videira dos cursos de graduação de Administração e afins. Diretor de Pesquisa, pós Graduação e extensão da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), campus de Videira (2015 - atual). Coordenador do curso de administração (2013 ? 2015) Na Unoesc, campus de Videira. Coordenador de projetos e pesquisa (2004 - 2011). Membro do núcleo docente estruturante do curso de administração. Membro do Conselho de Gestão da Universidade. Consultor de empresas nas áreas administrativas/organizacionais e RH. Auditor interno da norma ISO9001.Professor de Pós-graduação.

Published

2017-10-05

How to Cite

Viecelli, A. V., Pittol, C., Cenci, F., & Grígolo, S. (2017). Estratégias de marketing e endomarketing: uma proposta de planejamento estratégico para uma organização do segmento fitness. Unoesc & Ciência - ACSA, 8(2), 113–120. Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/12541