Estratégias de marketing e endomarketing: uma proposta de planejamento estratégico para uma organização do segmento fitness
Abstract
Quando se fala em competitividade na prestação de serviços, na oferta e na demanda de produtos, consequentemente, o marketing está entre os principais argumentos, dada sua prática em todos os âmbitos da organização, seja internamente, seja externamente, auxiliando na constante busca por resultado, satisfação e fidelização dos usuários. Ao marketing cabe impulsionar a valorização e a expansão da marca por meio de todos os benefícios, além de utilizar as estratégias de mercado para o bem do próprio negócio. Diante disso desenvolveu-se um estudo em uma organização do segmento fitness da Cidade de Videira, SC, com foco na marca e abrangência do marketing e do endomarketing. Realizou-se análise de referencial teórico para ênfase e credibilidade dos dados levantados. Foi realizada a pesquisa com delineamento observatório in loco com a realização de entrevista com o colaborador direto da academia e, posteriormente, com o uso e análise da ferramenta SWOT (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades), foram identificadas potenciais ações para um plano de marketing na organização.
Palavras-chave: Marketing. Valorização da marca. Plano de marketing.