Prática pedagógica educomunicativa (PPE) e escrita colaborativa

Autores

  • Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schoninger Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Luiza Carla dos Santos Mazera Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Ademilde Silveira Sartori Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Resumo

No presente artigo teve-se por objetivo refletir sobre as possibilidades de incorporação dos benefícios da conectividade para a produção coletiva do conhecimento a partir da Educomunicação, ou seja, da inter-relação entre Educação e Comunicação. O estudo chama a atenção para o fato de que ensinar e aprender na sociedade contemporânea, repleta por elementos midiáticos, indica a necessidade da mediação e do diálogo entre as referências midiáticas dos alunos e as experiências proporcionadas no ambiente escolar. Diante da mobilidade permitida pelos meios digitais, concluiu-se que é possível, por exemplo, trabalhar a escrita colaborativa de maneira crítica e ativa com os alunos e professores nos espaços escolares e para além dos muros da escola, por meio de uma Prática Pedagógica Educomunicativa (PPE) aliada a uma alfabetização midiática ou “digital” e ao multiletramento.

Palavras-chave: Educomunicação. Prática Pedagógica Educomunicativa (PPE). Escrita colaborativa.

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Publicado

2017-10-05

Como Citar

Zmorzenski Valduga Schoninger, R. R., dos Santos Mazera, L. C., & Silveira Sartori, A. (2017). Prática pedagógica educomunicativa (PPE) e escrita colaborativa. Unoesc & Ciência - ACHS, 8(2), 219–226. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/13087