TRANSTORNO DE CONDUTA NA ESCOLA: COMO CONDUZIR?

Autores/as

  • Aline Cviatkovski Unoesc Campus Chapecó
  • Francine Cristine Garghetti Unoesc Campus Chapecó

Resumen

O artigo trata sobre a experiência do estágio supervisionado escolar do Curso de Psicologia, realizado durante o período de março a outubro de 2015. O estágio ocorreu em uma escola da rede municipal de educação, onde a estagiária realizou, aproximadamente, 16 horas semanais, com o objetivo de conhecer o ambiente e a comunidade escolar, para, posteriormente, intervir nas situações emergentes, de acordo com os direcionamentos da Psicologia Escolar. A prática da Psicologia Escolar, além de realizar intervenções com alunos, pode realizar capacitações e orientações para os colaboradores da instituição. No entanto, neste artigo se trata de um caso específico, de um aluno que precisou ser acompanhado durante o período do estágio em razão de sua agressividade manifesta. Com este aluno, a estagiária realizou orientações, intervenções com os colegas e professores dele, evitando as agressões do determinado aluno para com os outros, diminuindo a vulnerabilidade dos seus colegas. O aluno em questão apresentava-se agressivo e manipulador para com seus colegas e professores. Ao final do estágio, pôde-se perceber que além das intervenções realizadas na escola foi necessário o encaminhamento do aluno para o Centro de Atenção Psicossocial Infantil em razão da gravidade do caso.

Palavras-chave: Estágio escolar. Psicopatologia da infância. Transtorno de conduta. Problemas de comportamento. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Cviatkovski, Unoesc Campus Chapecó

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Francine Cristine Garghetti, Unoesc Campus Chapecó

Mestre em Psicologia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Publicado

2016-06-06

Cómo citar

Cviatkovski, A., & Garghetti, F. C. (2016). TRANSTORNO DE CONDUTA NA ESCOLA: COMO CONDUZIR?. Unoesc & Ciência - ACHS, 7(1), 139–146. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/9895