AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM INCENTIVO À VIOLÊNCIA OU AO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS?

Autores/as

  • Dilva Bertoldi Benvenutti
  • Patricia Aparecida Pedroso
  • Regina Oneda Mello

Resumen

Por meio das discussões apresentadas neste texto, objetivamos a reflexão sobre a importância da avaliação da aprendizagem
como processo de emancipação dos sujeitos, afastados da ideia da exclusão e dos processos de violência física
ou psicológica, que, muitas vezes, manifestam-se de forma silenciosa e invisível no contexto educacional. Na escola, a
avaliação é planejada de forma intencional e sistemática. Os resultados podem validar ou invalidar os processos individuais
de aprendizagem dos alunos. Percebemos que, por um lado, as discussões sobre o processo de avaliação estão
comprometidas com a aprendizagem baseada nas diferenças individuais dos alunos, inclusive na intenção de serem
respeitadas as características regionais, e, por outro, vivenciamos a prática de avaliações externas que uniformizam,
como, por exemplo, a Prova Brasil (MEC) aplicada aos alunos(as) da Educação Básica. Essa problemática tem preocupado
coordenadores e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (PIBID), que sentiram
a necessidade de refletir coletivamente sobre como o processo avaliativo se enraíza “naturalmente” e se manifesta nos
discursos e práticas dos professores. O diálogo teórico e empírico sempre oportuniza a pensar e a refletir a respeito de
outras possibilidades. A pesquisa envolveu a observação de 12 bolsistas do PIBID, acadêmicas do Curso de Pedagogia
no contexto da sala de aula, no Município de Maravilha, SC, sobre o tema em questão a partir de entrevistas com professores
regentes, aposentados e pais acerca das experiências escolares avaliativas, objetivando refletir sobre os processos
de construção de violência nos atos avaliativos. Neste trabalho temos a intenção de apresentar de forma objetiva os
resultados que evidenciam a importância da avaliação no processo de construção do conhecimento a partir da entrada
da criança no contexto escolar.
Palavras-chave: Avaliação. Violência. Educação. Emancipação. Reflexão.

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Publicado

2015-10-09

Cómo citar

Bertoldi Benvenutti, D., Pedroso, P. A., & Oneda Mello, R. (2015). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM INCENTIVO À VIOLÊNCIA OU AO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS?. Unoesc & Ciência - ACHS, 21–28. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/8945