QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: SOBRE CONTINUÍSMOS, AVANÇOS E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Mirian Folha de Araújo Oliveira UNOESC

Resumen

O objetivo do presente artigo é discutir o tema da qualidade da educação pública brasileira, considerando elementos da trajetória educacional no país. Destaca-se que em todos os períodos da história brasileira a educação esteve presente nos temas de interesse da sociedade, embora diferentes tons tenham sido dados a esse debate, quase sempre sob influência de duas correntes de pensamento: uma conservadora e outra progressista. Com base em revisão bibliográfica, busca destacar, em cada período, características impressas em textos legais e no campo da política de financiamento da educação. Conclui que as mudanças dependem da ação dos governos e, principalmente, da sociedade civil organizada, no sentido de um monitoramento da efetividade das condições necessárias à promoção da qualidade da educação oferecida, o que implica as práticas de gestão da educação pública no país.

Palavras-chave: Educação pública. Qualidade da educação. Legislação. Financiamento da educação. 

 

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Biografía del autor/a

Mirian Folha de Araújo Oliveira, UNOESC

Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2013) e Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Pernambuco (1983). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). "Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC)". Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Piauí(UESPI), lotada no Campus de Corrente. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Básica, Financiamento, Políticas Educacionais e Qualidade da Educação. 

Publicado

2015-06-23

Cómo citar

de Araújo Oliveira, M. F. (2015). QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: SOBRE CONTINUÍSMOS, AVANÇOS E POSSIBILIDADES. Unoesc & Ciência - ACHS, 6(1), 91–98. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/6912