A INFORMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM1

Autores/as

  • Claudio Luiz Orço UNOESC
  • Fabio da Silveira
  • Rosicler Felippi Puerari

Resumen

A problemática desta pesquisa está centrada na relação da tecnologia com o processo de ensino e de aprendizagem na Educação Básica na microrregião de Xanxerê, buscando compreender o uso da informática e da tecnologia tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, nas instituições que possuam laboratório/salas de informática em uso por docentes, corpo técnico-administrativo e alunos das escolas escolhidas. Demonstraram-se a sistematização e a análise dos dados obtidos com o auxílio de questionários preenchidos por professores e pelo corpo técnico-administrativo. Também foram analisados materiais produzidos com um tema semelhante, análises documentais e referências bibliográficas. Com isso, elaborou-se uma análise estatística descritiva que objetiva fornecer métodos para organizar, resumir e comunicar os dados. Esta pesquisa possibilita a elaboração de uma proposta construída sob a análise das principais dificuldades e barreiras encontradas pelos professores da rede estadual de ensino no uso da informática no processo de ensino e de aprendizagem, o refletir dialético do uso de recursos tecnológicos no processo de ensino e de aprendizagem ou a necessidade de promover aos alunos da rede estadual de ensino maior e melhor acesso à informática.

Palavras-chaves: Informática. Xanxerê. Tecnologia. Ensino. Aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudio Luiz Orço, UNOESC

Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, Campus de Xanxerê/SC

Publicado

2014-10-23

Cómo citar

Orço, C. L., da Silveira, F., & Puerari, R. F. (2014). A INFORMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM1. Unoesc & Ciência - ACHS, 5(2), 171–180. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/5727