A ARTE-EDUCAÇÃO CONTRIBUINDO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS/SUCATA NO PROCESSO PEDAGÓGICO

Autores/as

  • Carine Kaufmann UNOESC - CAMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE

Resumen

Este trabalho tem como tema o ensino das Artes contribuindo com o processo de educação ambiental: uma proposta de utilização de materiais alternativos/sucata nas aulas de Arte. Objetivou-se verificar os possíveis resultados que podem ser apropriados às aulas de Arte a partir do uso de materiais alternativos/sucatas como processo pedagógico para desenvolver a educação ambiental, sensibilizando a comunidade envolvida sobre a importância do meio ambiente e de sua preservação. Os professores, em sua maioria, já tem o hábito de trabalhar com materiais alternativos nas aulas e acreditam ser possível despertar a consciência crítica dos alunos em relação aos problemas ambientais. Constatou-se que a arte-educação e a educação ambiental juntas conseguem desenvolver um trabalho de consciência, tornando-se, hoje, instrumentos muito eficazes para criar e aplicar formas sustentáveis, e, também, que é possível proporcionar às crianças experiências de reaproveitamento de materiais descartáveis, desenvolvendo suas habilidades e potencialidades.

Palavras-chave: Educação ambiental. Material alternativo/sucata. Arte-educação.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carine Kaufmann, UNOESC - CAMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE

Educação

Publicado

2014-06-05

Cómo citar

Kaufmann, C. (2014). A ARTE-EDUCAÇÃO CONTRIBUINDO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS/SUCATA NO PROCESSO PEDAGÓGICO. Unoesc & Ciência - ACHS, 5(1), 7–14. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/4526