A criança e a mídia: a importância do uso do vídeo em escolas de Joaçaba – SC

Autores/as

  • Paulo Ricardo Santos UNOESC
  • Sheila Kloss UNOESC

Resumen

A televisão e o vídeo, tecnologias encontradas em quase todos os lares brasileiros, têm extrema importância nos recursos educativos e grande aceitação das pessoas, em especial das crianças e dos estudantes. O vídeo faz parte das escolas nos dias de hoje, como recurso didático e auxílio na aprendizagem. Este trabalho tem como tema A criança e a mídia: a importância do uso do vídeo em escolas de Joaçaba – SC, e faz uma análise e comparação a respeito da utilização do vídeo nas escolas da rede pública e privada no ensino fundamental de Joaçaba. Relatou-se por meio da pesquisa, que as escolas da rede pública e privada utilizam esse método e incentivam os professores a utilizá-lo também. Dos professores entrevistados, todos os das escolas públicas gostam e consideram importante trabalhar com ele. Já para os professores da rede privada, essa opinião não é unânime. As tecnologias na educação estão diante das diferentes formas de ensinar e comunicar, em que os professores utilizam material de apoio para inserção dos meios de comunicação em sala de aula, sendo o vídeo um aliado para tornar as tarefas mais simples e agradáveis, de forma que os alunos gostam e aprendem de maneira descontraída e atrativa. Assim, os meios tecnológicos de comunicação, em especial a televisão e o vídeo, podem ser usados como recursos para educar, interagir e contribuir para o aprendizado e o conhecimento das crianças, em um mundo de tantas transformações.

Palavras-chave: Criança. Escolas. Professores. Televisão. Vídeo.

 

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Biografía del autor/a

Paulo Ricardo Santos, UNOESC

Área das Ciências Humanas e Sociais. Cursos de Comunicação Social.

Sheila Kloss, UNOESC

Área das Ciências Humanas e Sociais. Cursos de Comunicação Social.

Publicado

2011-03-18

Cómo citar

Santos, P. R., & Kloss, S. (2011). A criança e a mídia: a importância do uso do vídeo em escolas de Joaçaba – SC. Unoesc & Ciência - ACHS, 1(2), 103–110. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/23