Gestão democrática e participação dos docentes

Autores/as

  • Juli Ani Roque UNOESC
  • Inês Bavaresco

Resumen

A presença da gestão democrática na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96 foi uma conquista dos segmentos populares, em especial o de educadores, que lutaram para que esse princípio fosse contemplado em lei. O trabalho em pauta tem como objetivo analisar as concepções teórico-práticas dos docentes da educação básica acerca da gestão democrática e o nível de participação desse segmento na gestão da escola. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e levantamento de dados empíricos com realização de questionários com perguntas abertas e fechadas a professores de primeiro a quinto ano do Ensino Fundamental e com o gestor de uma escola privada. A partir deste trabalho verificou-se que a participação dos professores na gestão da escola ocorre de maneira enfática e que existe interação entre a gestão e a docência, porém não se pode afirmar com precisão que no interior da escola exista gestão democrática, isto porque não se pode evidenciar a participação da família e dos alunos nos processos decisórios e de gestão.

Palavras-chave: Gestão democrática. Participação docente. Comunidade escolar.

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Publicado

2012-11-26

Cómo citar

Roque, J. A., & Bavaresco, I. (2012). Gestão democrática e participação dos docentes. Unoesc & Ciência - ACHS, 3(2), 141–152. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/2041