O aporte teórico no estágio curricular supervisionado de Letras: articulação entre gramática, leitura e produção de textos

Autores/as

  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê https://orcid.org/0000-0002-9208-6205
  • Thainá Verardo Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê

Resumen

Este artigo apresenta estudo de cunho bibliográfico produzido durante o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), por meio da observação e da prática docente que foram realizadas em duas escolas de Educação Básica – Ensino Fundamental II e Ensino Médio – no Município de Xanxerê, SC. Vários aspectos emergiram durante a observação nas escolas: a falta do hábito da leitura afeta tanto a linguagem oral quanto a escrita, e a gramática é praticamente deixada de lado na atuação docente do sujeito-professor. Há que se ressaltar a importância do Estágio Curricular Supervisionado para a análise, interlocução e diálogo entre teoria e prática, desde o momento da construção do Plano de Ensino e, posteriormente, abarcando reflexões acerca dos desafios e das dificuldades que o professor enfrenta na atuação em sala de aula. Como aporte teórico que auxiliou no planejamento das atividades escolares, buscou-se envolver a leitura, a gramática e a produção de textos de gênero discursivo e, nesse entremeio, observou-se que trabalhar determinado gênero discursivo pode contribuir com a prática da leitura e o uso da gramática.

Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Estágio Curricular Supervisionado. Leitura. Gramática. Gêneros discursivos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul;  Professora de Língua Portuguesa da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê nos cursos de Administração, Arquitetura, Design, Direito, Farmácia, Engenharia Civil, Pedagogia e Letras.

Thainá Verardo, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê

Graduada em Letyras pela Universiade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê.

Publicado

2018-06-28

Cómo citar

Lorenset, R. B. C., & Verardo, T. (2018). O aporte teórico no estágio curricular supervisionado de Letras: articulação entre gramática, leitura e produção de textos. Unoesc & Ciência - ACHS, 9(1), 65–70. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/16733