A origem da escola pública e a crítica à educação estatal e à formação profissionalizante

Autores/as

  • Paulo Rogerio de Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (DTP/UEM) / PROFESSOR
  • Raquel dos Santos Quadros UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (PPE/UEM)
  • Kethlen Leite de Moura UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (PPE/UEM) PROFESSORA

Resumen

A escola pública surgiu na França, após as Revoluções do século XVIII e XIX, com o objetivo de atuar no processo de formação do cidadão burguês, ao mesmo tempo em que agiu como um aparelho regulador a serviço do Estado. No século XIX, essa forma de instrução passou a ser questionada por teóricos como Marx e Engels, que viram na educação estatal e na formação profissionalizante um instrumento de alienação do proletariado visando aos interesses da classe dominante. Assim, neste trabalho buscou-se mostrar que, apesar de não proporem um sistema pedagógico completo, esses teóricos buscaram não somente fazer a crítica a essa instrução alienante, mas também apontar um direcionamento para a superação dessa educação burguesa, em busca de uma emancipação humana.

Palavras-chave: Educação. Escola pública. Educação profissionalizante. Alienação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Rogerio de Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (DTP/UEM) / PROFESSOR

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Doutor em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra. Docente do departamento de Teoria e Prática da Universidade Estadual de Maringá (DTP/UEM). Integra o Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Pensamento Educacional (GPTSPE/UEM) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação

Raquel dos Santos Quadros, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (PPE/UEM)

Doutoranda em Educação pelo Departamento de Educação da Universidade Estadual de Maringá. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE/UEM)

Kethlen Leite de Moura, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (PPE/UEM) PROFESSORA

Doutoranda em Educação pelo Departamento de Educação da Universidade Estadual de Maringá. Docente do departamento de Fundamentos da Educação (PPE/UEM). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional (GEPPGE/UEM).

Publicado

2017-10-05

Cómo citar

Souza, P. R. de, Quadros, R. dos S., & Moura, K. L. de. (2017). A origem da escola pública e a crítica à educação estatal e à formação profissionalizante. Unoesc & Ciência - ACHS, 8(2), 143–150. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/13051