Formação docente: um novo olhar na contemporaneidade à luz da alteridade

Autores/as

  • Clarice dos Santos UNOESC-JOAÇABA

Resumen

Por meio do presente artigo procura-se refletir um pouco acerca da formação docente ancorada em um novo olhar: a alteridade. Para tanto, apresenta-se inicialmente o processo fundamental de formação docente na contemporaneidade e o contexto histórico educacional, justamente para entender as novas experiências de diversidade e de reconhecimento do outro, especialmente no campo da formação humana. O estudo teórico está alicerçado em Hermann (2001), Lévinas (2004), Freire (1987), Arendt e Saviani (2007) e Maués (2003). Neste artigo desloca-se a discussão, colocando-a na perspectiva de um novo olhar na formação docente diante das múltiplas faces da alteridade. A intenção é revelar a formação docente e o que ela promove na sala de aula, à luz de novas aberturas, portanto, das movências que a alteridade provoca nesse processo de ensino-aprendizagem. Partindo desses pressupostos, no artigo vislumbra-se, em uma visão bibliográfica, a alteridade articulada ao processo de formação docente. Por fim, aponta-se para a reflexão a respeito dos desafios da alteridade na formação docente na contemporaneidade.

Palavras-chave: Educação. Alteridade. Formação docente. Desafios. Contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clarice dos Santos, UNOESC-JOAÇABA

Mestre em Educação, Clarice dos Santos

 

Publicado

2017-06-05

Cómo citar

Santos, C. dos. (2017). Formação docente: um novo olhar na contemporaneidade à luz da alteridade. Unoesc & Ciência - ACHS, 8(1), 59–70. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/12684