NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E REGULAÇÕES MOTIVACIONAIS DE ADOLESCENTES: PRÁTICA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PARTICIPANTES DO PIBID

Authors

  • Gilcemar Dalmagro de Quadros
  • Elisabeth Baretta
  • Rudy José Nodari Júnior
  • Leoberto Ricardo Grigolo
  • Jacqueline Salete Baptista Righi
  • Mirian Dolzan
  • Isabel Aparecida Cattani
  • Gracielle Fin

Abstract

Na prática da Educação Física a motivação é um fator relevante, uma vez que direciona e mantém comportamentos
relacionados ao cumprimento de objetivos; assim, para um adolescente realizar uma atividade durante as aulas de Educação
Física, ele deve estar motivado. Nesse sentido, o objetivo com este estudo foi investigar o nível de atividade física
e as regulações motivacionais para a prática das aulas de Educação Física em adolescentes. A pesquisa se caracterizou
de forma descritiva e quantitativa. A amostra foi constituída por 474 alunos de 12 a 14 anos, de turmas do 6º ao 8° anos
do ensino fundamental. A regulação motivacional para a prática de exercícios físicos, nas aulas de Educação Física, foi
determinada por meio do questionário Perceived Locus of Causality Questionnaire (Plocq) (GOUDAS; BIDDLE; FOX,
1994, p. 453), traduzido e validado para o Brasil (TENÓRIO; TASSITANO; LIMA 2014, p. 48). O nível de atividade
física dos adolescentes foi averiguado por meio do questionário de Atividades Físicas Habituais, traduzido e modificado
por Nahas (2013, p. 55). Os resultados demonstraram que as regulações motivacionais que possuem maior influência
na prática das aulas de Educação Física são a motivação intrínseca para os meninos e a regulação identificada para
as meninas. Ambos os sexos foram classificados com um nível de atividade física moderadamente ativo. As variáveis
apresentaram uma correlação significativa entre si principalmente na relação entre nível de atividade física e motivação
extrínseca identificada e nível de atividade física e motivação intrínseca, demonstrando um perfil mais autodeterminado
nos escolares investigados.
Palavras-chave: Motivação. Adolescentes. Educação Física.

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Published

2015-10-09

How to Cite

Dalmagro de Quadros, G., Baretta, E., Nodari Júnior, R. J., Grigolo, L. R., Baptista Righi, J. S., Dolzan, M., Cattani, I. A., & Fin, G. (2015). NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E REGULAÇÕES MOTIVACIONAIS DE ADOLESCENTES: PRÁTICA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PARTICIPANTES DO PIBID. Unoesc & Ciência - ACHS, 59–66. Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/8950