AS INTERFACES DA EDUCAÇÃO E DA ARTE-EDUCAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO SER
Abstract
A humanização e sensibilização do ser humano é indispensável para a vida. Atualmente, o ser humano vem perdendo a sensibilidade e humanidade de que é dotado, por inúmeros fatores, incluindo a modernidade, na qual se considera o ágil, o prático, entre outros, em vez do prazer e qualidade de vida, por exemplo. Essa desumanização e falta de sensibilidade que permeia o viver humano promove dor e sofrimento, comprometendo a vida de várias formas. Perde-se o apreço aos valores humanos e à própria vida humana. Assim, é fundamental que haja um mobilizar e modificar em relação a essa perda de sensibilidade e humanização, e a educação, principalmente em artes, pode ser uma possibilidade de engrandecimento da sensibilidade e humanização do ser, resgatando valores humanos, sensibilidade e humanização. Nessa perspectiva, desenvolveu-se a aplicação de um plano de intervenção na Educação Infantil, com a temática Pintando, desenhando, modelando e confeccionando valores humanos com a qual objetivou-se vivenciar atividades que permitam sentir e simbolizar emoções, exteriorizando valores humanos pela arte e contando com a experimentação de materiais e linguagens artísticas variadas. Uma das atividades desenvolvidas focou no valor humano da família, desafiando os alunos a confeccionarem uma simbolização de seus avós, por bonecos de pano, em que puderam materializar memórias e ensinamentos que tiveram com eles, buscando ressaltar o valor da família para a humanização e sensibilização do ser. E, por fim, com a pesquisa, evidenciou-se que a arte contribui para a formação humana do aluno e o torna capaz de despertar para os valores humanos.
Palavras-chave: Educação. Arte-educação. Sensibilização. Humanização. Valores humanos.