A EDUCAÇÃO E O EMERGIR DO HUMANO NO MUNICÍPIO DE PINHEIRO PRETO

Authors

  • Gabriela Frizzo Patrício
  • Clenio Lago

Abstract

Ao articular o ser com o espaço vivido, ocorre a constituição de territórios nos quais o homem se encontra ao realizar também a experiência social. Este artigo, ao analisar a colonização italiana do Município de Pinheiro Preto e os seus traços culturais, pretendeu explicitar como o ser humano experimenta a finitude, ao mesmo tempo em que busca respostas aos desafios da condição humana. Assim, por meio do encontro dos traços dessa cultura com a abordagem educacional, pretendeu-se evidenciar como ambas são estruturadas na perspectiva do jogo de vontades de poder em que o sujeito atua e se efetiva como humano. Nessa intrínseca relação, evidencia-se que o global precisa do local e vice-versa. O objeto da análise é constituído pelo resultado dessa dinâmica de atuação, articulada ao contexto cultural e econômico vigente em que o ser humano, na sua condição humana, dialoga consigo mesmo em meio ao jogo do devir.

Palavras-chave: Ser humano. Educação. Território. Colonização italiana. Pinheiro Preto.

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Published

2014-10-23

How to Cite

Frizzo Patrício, G., & Lago, C. (2014). A EDUCAÇÃO E O EMERGIR DO HUMANO NO MUNICÍPIO DE PINHEIRO PRETO. Unoesc & Ciência - ACHS, 5(2), 145–154. Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/5345