O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE FRAIBURGO, SC

Authors

  • Juliano Alexandre Oliveira Unoesc

Abstract

Este artigo, resultante de pesquisa sobre o processo de formação de professores, com foco em possíveis mudanças na prática pedagógica, na proposição de professores e de gestores do ensino fundamental, teve por objetivo compreender o processo de formação continuada dos professores do Município de Friburgo, SC, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, e as possibilidades de mudança da prática pedagógica. Com base na abordagem qualitativa e nos dados coletados por meio de grupo focal, realça-se os resultados da investigação que demonstraram convergências e divergências entre o que observam os gestores e os professores a respeito da formação, em vista dos ganhos e dificuldades do processo, bem como de mudanças na prática pedagógica dos professores. No entrecruzamento das falas dos professores e dos gestores é realçada, ainda, a necessidade de se repensar o processo de formação continuada dos professores do ensino fundamental do Município em questão, com vistas a preservar ganhos, superar dificuldades e desencadear mudanças qualitativas na prática pedagógica.

Palavras-chave: Formação continuada. Mudança da prática pedagógica. Ensino fundamental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Juliano Alexandre Oliveira, Unoesc

Professor da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.

Published

2014-06-06

How to Cite

Oliveira, J. A. (2014). O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE FRAIBURGO, SC. Unoesc & Ciência - ACHS, 5(1), 101–108. Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/4546