ENSINO MÉDIO E OS PROJETOS DE VIDA DOS ADOLESCENTES DA REGIÃO MEIO OESTE CATARINENSE

Authors

  • Juceli Baldissera Felckilcker Licenciada em Letras, Bacharel em Psicologia, Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina

Abstract

Com este artigo objetivamos analisar como alunos que frequentam o Ensino Médio compreendem o papel da escola e do estudo no alcance de seus projetos de vida e as motivações inseridas na seleção desses projetos. A base empírica do artigo é uma pesquisa descritiva, de cunho exploratório e de natureza quali-quantitativa. A amostra foi composta por 103 alunos que se encontram no primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio, em escolas da região Meio-Oeste catarinense. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado um questionário eletrônico com perguntas fechadas e abertas. Por meio da análise de dados evidenciou-se que os alunos explicitam críticas em relação à quantidade de matérias a serem estudadas em um ano letivo, pois não há tempo suficiente para o aprofundamento dos conteúdos. Os alunos avaliaram que a escola, a etapa do Ensino Médio e os processos de estudo desempenham papel importante na construção de seus projetos de vida, preparando-os para suas escolhas. Entre os projetos de vida citados pelos alunos, identificou-se a continuidade dos estudos, seja na Faculdade ou em cursos formais e não formais, ter um emprego e dedicar-se à vida familiar. O que motiva os alunos a buscarem seus projetos é a vontade de ter uma vida estável no futuro, a busca por um emprego e o desejo de construir uma sociedade justa e igualitária.

Palavras-chave: Ensino Médio. Projetos de vida. Adolescência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juceli Baldissera Felckilcker, Licenciada em Letras, Bacharel em Psicologia, Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Licenciada em Letras, Bacharel em Psicologia, Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP.

Published

2016-06-06

How to Cite

Baldissera Felckilcker, J., & Ceron Trevisol, M. T. (2016). ENSINO MÉDIO E OS PROJETOS DE VIDA DOS ADOLESCENTES DA REGIÃO MEIO OESTE CATARINENSE. Unoesc & Ciência - ACHS, 7(1), 39–46. Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/10102