TRANSTORNO DE CONDUTA NA ESCOLA: COMO CONDUZIR?

Autores

  • Aline Cviatkovski Unoesc Campus Chapecó
  • Francine Cristine Garghetti Unoesc Campus Chapecó

Resumo

O artigo trata sobre a experiência do estágio supervisionado escolar do Curso de Psicologia, realizado durante o período de março a outubro de 2015. O estágio ocorreu em uma escola da rede municipal de educação, onde a estagiária realizou, aproximadamente, 16 horas semanais, com o objetivo de conhecer o ambiente e a comunidade escolar, para, posteriormente, intervir nas situações emergentes, de acordo com os direcionamentos da Psicologia Escolar. A prática da Psicologia Escolar, além de realizar intervenções com alunos, pode realizar capacitações e orientações para os colaboradores da instituição. No entanto, neste artigo se trata de um caso específico, de um aluno que precisou ser acompanhado durante o período do estágio em razão de sua agressividade manifesta. Com este aluno, a estagiária realizou orientações, intervenções com os colegas e professores dele, evitando as agressões do determinado aluno para com os outros, diminuindo a vulnerabilidade dos seus colegas. O aluno em questão apresentava-se agressivo e manipulador para com seus colegas e professores. Ao final do estágio, pôde-se perceber que além das intervenções realizadas na escola foi necessário o encaminhamento do aluno para o Centro de Atenção Psicossocial Infantil em razão da gravidade do caso.

Palavras-chave: Estágio escolar. Psicopatologia da infância. Transtorno de conduta. Problemas de comportamento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Cviatkovski, Unoesc Campus Chapecó

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Francine Cristine Garghetti, Unoesc Campus Chapecó

Mestre em Psicologia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Downloads

Publicado

2016-06-06

Como Citar

Cviatkovski, A., & Garghetti, F. C. (2016). TRANSTORNO DE CONDUTA NA ESCOLA: COMO CONDUZIR?. Unoesc & Ciência - ACHS, 7(1), 139–146. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/9895