TRANSTORNO DE CONDUTA NA ESCOLA: COMO CONDUZIR?
Resumo
O artigo trata sobre a experiência do estágio supervisionado escolar do Curso de Psicologia, realizado durante o período de março a outubro de 2015. O estágio ocorreu em uma escola da rede municipal de educação, onde a estagiária realizou, aproximadamente, 16 horas semanais, com o objetivo de conhecer o ambiente e a comunidade escolar, para, posteriormente, intervir nas situações emergentes, de acordo com os direcionamentos da Psicologia Escolar. A prática da Psicologia Escolar, além de realizar intervenções com alunos, pode realizar capacitações e orientações para os colaboradores da instituição. No entanto, neste artigo se trata de um caso específico, de um aluno que precisou ser acompanhado durante o período do estágio em razão de sua agressividade manifesta. Com este aluno, a estagiária realizou orientações, intervenções com os colegas e professores dele, evitando as agressões do determinado aluno para com os outros, diminuindo a vulnerabilidade dos seus colegas. O aluno em questão apresentava-se agressivo e manipulador para com seus colegas e professores. Ao final do estágio, pôde-se perceber que além das intervenções realizadas na escola foi necessário o encaminhamento do aluno para o Centro de Atenção Psicossocial Infantil em razão da gravidade do caso.
Palavras-chave: Estágio escolar. Psicopatologia da infância. Transtorno de conduta. Problemas de comportamento.