O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE FRAIBURGO, SC
Resumo
Este artigo, resultante de pesquisa sobre o processo de formação de professores, com foco em possíveis mudanças na prática pedagógica, na proposição de professores e de gestores do ensino fundamental, teve por objetivo compreender o processo de formação continuada dos professores do Município de Friburgo, SC, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, e as possibilidades de mudança da prática pedagógica. Com base na abordagem qualitativa e nos dados coletados por meio de grupo focal, realça-se os resultados da investigação que demonstraram convergências e divergências entre o que observam os gestores e os professores a respeito da formação, em vista dos ganhos e dificuldades do processo, bem como de mudanças na prática pedagógica dos professores. No entrecruzamento das falas dos professores e dos gestores é realçada, ainda, a necessidade de se repensar o processo de formação continuada dos professores do ensino fundamental do Município em questão, com vistas a preservar ganhos, superar dificuldades e desencadear mudanças qualitativas na prática pedagógica.
Palavras-chave: Formação continuada. Mudança da prática pedagógica. Ensino fundamental.