A abordagem cognitivo-comportamental no processo de incentivo à leitura nas escolas
Palavras-chave:
Teoria cognitivo-comportamental, Escolar, Incentivo, LeituraResumo
Este trabalho tem como tema o incentivo à leitura diante da Abordagem Cognitivo-Comportamental (TCC), sendo que o objetivo geral é proporcionar maior conhecimento acerca de situações ligadas aos processos de aprendizagem e incentivo à leitura por meio da TCC. Para este fim, utilizamos como método de pesquisa a observação indireta proposta pelo Estágio Básico III e o livro Aprendendo a Observar, de Danna e Matos. A observação foi realizada em uma escola pública, durante a aula de Língua Portuguesa e Literatura ministrada na biblioteca infantil, com a turma do segundo ano do ensino fundamental, composta por crianças de sete a oito anos de idade. Havia 24 indivíduos, contando com a professora e a bibliotecária. Perceberam diversos estímulos visuais no ambiente e nos livros, bem como os reforços dados pelas professoras (geralmente positivos), bem como raras punições positivas, diferenças individuais de respostas referente à atividade proposta pela professora e à condição ainda abstrata de ler dos alunos. À vista disso, compreende-se que os indivíduos agem de acordo com a relevância que dão aos eventos e da maneira como os interpretam, contribuindo ou não para a aprendizagem.
Downloads
Referências
BANACO, R. A. et al. Sobre Comportamento e Cognição: aspectos teóricos, metodológicos e de formação em análise do comportamento e terapia cognitiva; Santo André, SP: ESETec Editores Associados, 2001.
BECK S. J. Terapia Cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2007.
BENVENUTI, M. F. L.; OLIVEIRA, T. P. de; LYLE, L. A. G. Afeto e comportamento social no planejamento do ensino: a importância das consequências do comportamento. Revista de Psicologia USP, São Paulo, v. 28, p. 368-377, 2017.
BRANCH, R.; WILLSON, R. Terapia Cognitivo-Comportamental para Leigos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
DANNA, M. F.; MATOS, M. M. Aprendendo a Observar. 1. ed. São Paulo: Edicon, 2006.
GAZZANIGA, M. S.; HEATHERTON, T. F. Ciência Psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A Psicologia da Criança. 6. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2012.
SKINNER, B. F. Ciência e Comportamento Humano. 11. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 2003.
WRIGHT, J.; BASCO, M.; THASE, M. Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental. São Paulo: Artmed, 2008.