A Educação Ambiental Pandisciplinar: Um Enfoque nos Livros Didáticos

Autores

  • Adriano Marcelo Thiel Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Alvori Ahlert Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Palavras-chave:

Pandisciplinaridade, Livros didáticos, Educação ambiental

Resumo

O presente trabalho traz uma nova forma de pensar a disciplinaridade, expondo o conceito de pandisciplinaridade, que vem a ser uma maneira diferente de observar os assuntos educacionais e associá-los às áreas do conhecimento, já que pensa em algo que deve estar presente em todas as disciplinas escolares, indiferente de qual ela seja. E a educação ambiental deve ter essas características, uma vez que ela deve estar presente nas preocupações dos mais diferentes campos do conhecimento humano. É importante também destacar como esse tipo de conhecimento é exposto e trabalhado nas mais diferentes áreas. E justamente por isso deve-se dar uma atenção bem especial à forma como o livro didático pensa e traz a educação ambiental, tendo em vista que muitos professores partem, quase que exclusivamente, dos livros. A educação ambiental, além de explícita em alguns momentos, deve ser uma preocupação constante, sobretudo nos exemplos presentes nos materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Marcelo Thiel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em desenvolvimento Rural Sustentável do PPG-DRS, UNIOESTE. É graduado em Filosofia, Sociologia e Pedagogia e pós-graduado em Educação Especial e Sociedade Inclusiva.

Alvori Ahlert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Pós-Doutor em Educação, Doutor em Teologia, Mestre em Educação nas Ciências. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – PPG_DRS.

Referências

AMANCIO-PEREIRA, F. Educação ambiental e interdisciplinaridade: avanços e retrocessos. Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium, Ituiutaba, v. 5, n. 2, p. 575-594, jul./dez. 2014.

BONOTTO, D. M. B.; SEMPREBONE, A. da S. Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de Ciências Naturais. Ciência e Educação, v. 16, p. 131-148, 2010.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 dez. 1996.

BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1999.

CUNHA, A. G. da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2007.

CUNHA, A. G. da. Dicionário etimológico nova fronteira da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KNECHTEL, M. do R. Educação Ambiental uma prática interdisciplinar. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba: UFPR, p. 125-139, 2001.

NUÑEZ, I. B. et al. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de ciências. Revista Iberoamericana de Educación, p. 1-15, 2003.

MARPICA, N. S.; LOGAREZZI, A. J. Um panorama das pesquisas sobre livro didático e educação ambiental. Ciência e Educação, v. 16, p. 115-130, 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Brasília: S.E.F., 1997. v. 8.

SOUZA, M. A. de. As múltiplas significações do conceito de cidadania exemplos do senso comum e da abordagem acadêmica sob a perspectiva de uma terapia filosófica de inspiração wittgensteiniana. 2011. 230 p. Dissertação (Mestrado em Filosofia e Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

Downloads

Publicado

2019-05-27

Como Citar

Thiel, A. M., & Ahlert, A. (2019). A Educação Ambiental Pandisciplinar: Um Enfoque nos Livros Didáticos. Unoesc & Ciência - ACHS, 10(1), 15–20. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/18848