O aporte teórico no estágio curricular supervisionado de Letras: articulação entre gramática, leitura e produção de textos

Autores

  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê https://orcid.org/0000-0002-9208-6205
  • Thainá Verardo Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê

Resumo

Este artigo apresenta estudo de cunho bibliográfico produzido durante o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), por meio da observação e da prática docente que foram realizadas em duas escolas de Educação Básica – Ensino Fundamental II e Ensino Médio – no Município de Xanxerê, SC. Vários aspectos emergiram durante a observação nas escolas: a falta do hábito da leitura afeta tanto a linguagem oral quanto a escrita, e a gramática é praticamente deixada de lado na atuação docente do sujeito-professor. Há que se ressaltar a importância do Estágio Curricular Supervisionado para a análise, interlocução e diálogo entre teoria e prática, desde o momento da construção do Plano de Ensino e, posteriormente, abarcando reflexões acerca dos desafios e das dificuldades que o professor enfrenta na atuação em sala de aula. Como aporte teórico que auxiliou no planejamento das atividades escolares, buscou-se envolver a leitura, a gramática e a produção de textos de gênero discursivo e, nesse entremeio, observou-se que trabalhar determinado gênero discursivo pode contribuir com a prática da leitura e o uso da gramática.

Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Estágio Curricular Supervisionado. Leitura. Gramática. Gêneros discursivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul;  Professora de Língua Portuguesa da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê nos cursos de Administração, Arquitetura, Design, Direito, Farmácia, Engenharia Civil, Pedagogia e Letras.

Thainá Verardo, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê

Graduada em Letyras pela Universiade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Lorenset, R. B. C., & Verardo, T. (2018). O aporte teórico no estágio curricular supervisionado de Letras: articulação entre gramática, leitura e produção de textos. Unoesc & Ciência - ACHS, 9(1), 65–70. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/16733