O aporte teórico no estágio curricular supervisionado de Letras: articulação entre gramática, leitura e produção de textos
Resumo
Este artigo apresenta estudo de cunho bibliográfico produzido durante o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), por meio da observação e da prática docente que foram realizadas em duas escolas de Educação Básica – Ensino Fundamental II e Ensino Médio – no Município de Xanxerê, SC. Vários aspectos emergiram durante a observação nas escolas: a falta do hábito da leitura afeta tanto a linguagem oral quanto a escrita, e a gramática é praticamente deixada de lado na atuação docente do sujeito-professor. Há que se ressaltar a importância do Estágio Curricular Supervisionado para a análise, interlocução e diálogo entre teoria e prática, desde o momento da construção do Plano de Ensino e, posteriormente, abarcando reflexões acerca dos desafios e das dificuldades que o professor enfrenta na atuação em sala de aula. Como aporte teórico que auxiliou no planejamento das atividades escolares, buscou-se envolver a leitura, a gramática e a produção de textos de gênero discursivo e, nesse entremeio, observou-se que trabalhar determinado gênero discursivo pode contribuir com a prática da leitura e o uso da gramática.
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Estágio Curricular Supervisionado. Leitura. Gramática. Gêneros discursivos.