Formação docente: um novo olhar na contemporaneidade à luz da alteridade
Resumo
Por meio do presente artigo procura-se refletir um pouco acerca da formação docente ancorada em um novo olhar: a alteridade. Para tanto, apresenta-se inicialmente o processo fundamental de formação docente na contemporaneidade e o contexto histórico educacional, justamente para entender as novas experiências de diversidade e de reconhecimento do outro, especialmente no campo da formação humana. O estudo teórico está alicerçado em Hermann (2001), Lévinas (2004), Freire (1987), Arendt e Saviani (2007) e Maués (2003). Neste artigo desloca-se a discussão, colocando-a na perspectiva de um novo olhar na formação docente diante das múltiplas faces da alteridade. A intenção é revelar a formação docente e o que ela promove na sala de aula, à luz de novas aberturas, portanto, das movências que a alteridade provoca nesse processo de ensino-aprendizagem. Partindo desses pressupostos, no artigo vislumbra-se, em uma visão bibliográfica, a alteridade articulada ao processo de formação docente. Por fim, aponta-se para a reflexão a respeito dos desafios da alteridade na formação docente na contemporaneidade.
Palavras-chave: Educação. Alteridade. Formação docente. Desafios. Contemporaneidade.