Especificidades da gestão do pedagógico na escola de educação básica

Autores

  • Alini Bettoni Universidade do oeste de Santa Catarina
  • Raquel Aparecida Peruchin Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O presente trabalho é resultado de um estudo teórico e empírico que compreendeu pesquisa bibliográfica, entrevistas com coordenador pedagógico, gestor educacional e questionários com docentes, objetivando-se captar suas percepções sobre as especificidades da gestão do pedagógico na escola de educação básica. O conceito retrata as atividades do docente, desde os planos de aula, dificuldades da aprendizagem de seus estudantes, até a mediação do conhecimento para um ensino-aprendizagem de qualidade, com compromisso socioeducativo. A partir do que foi observado, as atribuições da gestão do pedagógico sugerem maior autonomia nas atividades cotidianas do pedagogo, buscando a interação e a participação dos demais profissionais da educação, para que a escola atinja a finalidade que se propõe: preparar os discentes para a aquisição de conhecimento nos diversos níveis escolares.

Palavras-chave: Gestão escolar. Gestão do pedagógico. Trabalho do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alini Bettoni, Universidade do oeste de Santa Catarina

Graduada em Pedagogia, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.

 

Raquel Aparecida Peruchin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Privada Del Guaira - UPG - Filial Ciudad Del Este. Paraguai.Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia. Graduada em Direito. Universidade do Oeste de Santa Catarina.  


Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Bettoni, A., & Peruchin, R. A. (2018). Especificidades da gestão do pedagógico na escola de educação básica. Unoesc & Ciência - ACHS, 9(1), 37–48. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/10723