ENSINO MÉDIO E OS PROJETOS DE VIDA DOS ADOLESCENTES DA REGIÃO MEIO OESTE CATARINENSE
Resumo
Com este artigo objetivamos analisar como alunos que frequentam o Ensino Médio compreendem o papel da escola e do estudo no alcance de seus projetos de vida e as motivações inseridas na seleção desses projetos. A base empírica do artigo é uma pesquisa descritiva, de cunho exploratório e de natureza quali-quantitativa. A amostra foi composta por 103 alunos que se encontram no primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio, em escolas da região Meio-Oeste catarinense. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado um questionário eletrônico com perguntas fechadas e abertas. Por meio da análise de dados evidenciou-se que os alunos explicitam críticas em relação à quantidade de matérias a serem estudadas em um ano letivo, pois não há tempo suficiente para o aprofundamento dos conteúdos. Os alunos avaliaram que a escola, a etapa do Ensino Médio e os processos de estudo desempenham papel importante na construção de seus projetos de vida, preparando-os para suas escolhas. Entre os projetos de vida citados pelos alunos, identificou-se a continuidade dos estudos, seja na Faculdade ou em cursos formais e não formais, ter um emprego e dedicar-se à vida familiar. O que motiva os alunos a buscarem seus projetos é a vontade de ter uma vida estável no futuro, a busca por um emprego e o desejo de construir uma sociedade justa e igualitária.
Palavras-chave: Ensino Médio. Projetos de vida. Adolescência.