DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA DETECTAR JOGADORES EM QUADRAS POLIESPORTIVAS UTILIZANDO VISÃO COMPUTACIONAL

Autores

  • Karl Phillip Buhr UNOESC
  • Guilherme Caldart Massucato UNOESC
  • Eliezer Emanuel Bernart UFRGS

Resumo

No presente estudo se apresenta a implementação de um conjunto de métodos computacionais para rastrear a movimentação de jogadores em quadras esportivas, auxiliando na interpretação de vídeos e buscando o aprimoramento do processo de treinamento tático e físico de atletas. Com base em pesquisas anteriores sobre aquisição de imagens em ginásios, foram realizadas gravações em dois ginásios poliesportivos utilizando-se uma câmera digital, optando-se pela captura frontal e lateral da quadra. Foram analisadas algumas das principais funcionalidades da biblioteca de visão computacional OpenCV, buscando identificar sua aplicabilidade ao problema abordado e suas particularidades quanto à aplicação no conjunto de imagens obtido durante as filmagens. Na detecção da região de interesse, faz-se uso da informação de luminância da imagem como forma de caracterizar a área da quadra, combinada com operadores morfológicos e detectores de contorno; já na detecção e no rastreamento de jogadores utilizam-se algoritmo de detecção de feições FAST, operadores morfológicos compostos e um detector de objetos binários para definir a localização e segmentar as regiões onde existe a presença de atletas. Os resultados dos métodos aplicados apresentam casos de sucesso na identificação da área de jogo e no rastreamento dos jogadores em ambas as gravações, tornando possível o aprimoramento do sistema para mensurar a distância percorrida pelo atleta, bem como seu tempo de permanência em quadra durante a partida.

Palavras-chave: Visão computacional. Processamento de imagens. Rastreamento humano. Esportes de quadra. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karl Phillip Buhr, UNOESC

Mestre em Computação Aplicada

Professor no curso de Engenharia de Computação

Guilherme Caldart Massucato, UNOESC

Acadêmico do curso de Engenharia de Computação

Eliezer Emanuel Bernart, UFRGS

Mestrando no programa de pós-graduação da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Buhr, K. P., Caldart Massucato, G., & Bernart, E. E. (2015). DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA DETECTAR JOGADORES EM QUADRAS POLIESPORTIVAS UTILIZANDO VISÃO COMPUTACIONAL. Unoesc & Ciência - ACET, 6(2), 155–162. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/7929