Implantação de ferramentas de controle estatístico de processo no ensaque de farinha de soja integral micronizada

Autores

  • Dirceu Scaratti Unoesc
  • Michel Brasil Da Silva Brasil Foods

Resumo

As indústrias, muitas vezes, apresentam excesso de peso nas embalagens de seus produtos, isso devido à variabilidade do peso de ensaque, o que faz com que os gestores trabalhem com o peso de ensaque acima da média desejada para garantir que o limite de especificação inferior não será ultrapassado. O excesso de peso nas embalagens também ocorre em virtude de os gestores dos processos não utilizarem ferramentas adequadas para analisarem o peso líquido de ensaque. O presente trabalho objetiva implantar ferramentas de controle estatístico de processo (CEP) para reduzir as perdas de produto em virtude do excesso de produto ensacado nas embalagens no ensaque da farinha integral de soja micronizada (FISM). Durante um ano, foram utilizadas ferramentas de CEP para analisar dados coletados a partir de amostragens realizadas aleatoriamente. Com a implantação do CEP, houve uma redução do peso líquido médio de 25,04 kg para 25 kg, o que resultou em uma redução de R$ 25.920,00 no custo de produção anual. Após a implantação das ferramentas de controle estatístico de processo no ensaque da FISM, verificou-se a importância dessas ferramentas para o aumento em qualidade do processo e a redução das perdas em razão do excesso de produto ensacado.

Palavras-chave: Controle estatístico de processo. Variabilidade. Embalagem. Peso líquido.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirceu Scaratti, Unoesc

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; mestre em Administração e Negócios pela Universidade do Oeste de Santa Catarina; é professor pesquisador nos Grupos de Pesquisa de Administração e Desenvolvimento Organizacional, Engenharia e Meio Ambiente e Grupo Multidisciplinar de Estudos em Tratamento Biológico de Efluentes da Unoesc, coordenador do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus  de Videira; consultor de empresas com experiência em sistemas de gestão da qualidade, ferramentas de inteligência competitiva, excelência organizacional (PNQ, PQGF e PNQS).

Michel Brasil Da Silva, Brasil Foods

Engenheiro Químico. Pós-graduado em Gestão da Produção. Atua como Engenheiro Químico na Brasil Foods.

Downloads

Publicado

2010-07-16

Como Citar

Scaratti, D., & Da Silva, M. B. (2010). Implantação de ferramentas de controle estatístico de processo no ensaque de farinha de soja integral micronizada. Unoesc & Ciência - ACET, 1(1), 39–48. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/71