Método projetual para o ensino de Projeto Arquitetônico

Autores

  • Aryane Spadotto UNOESC
  • Luisa Rodrigues Félix Dalla Vecchia UNOESC
  • Tiago Nazario de Wergenes UNOESC

Resumo

Este trabalho busca propor um método de desenvolvimento de projeto arquitetônico para aplicação nas primeiras disciplinas de projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo, visando a uma maior clareza do processo projetual por parte dos estudantes. Para se alcançar esse objetivo, foram feitos estudos bibliográficos referentes ao desenvolvimento de projetos e métodos utilizados para o ensino de projeto arquitetônico, bem como de outras áreas. Foram feitas, ainda, entrevistas com professores de projeto e alunos dos Cursos de Arquitetura e Design da Instituição, a fim de comparar o entendimento de projeto entre disciplinas de Projeto que utilizam métodos estruturados e aquelas que não utilizam.  Foi formulada uma primeira proposta e testada com uma turma de estudantes de Projeto Arquitetônico. Os dados coletados foram analisados resultando em uma proposta de método projetual que facilite a visualização de todas as etapas a serem cumpridas ao longo do semestre, bem como a relação entre elas.

Palavras-chave: Projeto Arquitetônico. Método. Ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aryane Spadotto, UNOESC

Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Oeste de Santa Catarina, bolsista de iniciação científica

Luisa Rodrigues Félix Dalla Vecchia, UNOESC

Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo na UNOESC campus de Xanxerê

Tiago Nazario de Wergenes, UNOESC

Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Oeste de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2011-08-15

Como Citar

Spadotto, A., Dalla Vecchia, L. R. F., & Wergenes, T. N. de. (2011). Método projetual para o ensino de Projeto Arquitetônico. Unoesc & Ciência - ACET, 2(1), 7–18. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/708