Desenvolvimento de um Chatterbot para o Sicoob de São Miguel do Oeste

Autores

  • Cleia Scholles Gallert Unoesc
  • Alcione Miguel Franz

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a descrição dos passos envolvidos no desenvolvimento de um chatterbot para esclarecer dúvidas de clientes e colaboradores a respeito dos serviços prestados pela instituição Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil Sicoob. Um chatterbot é um agente de conversação que possibilita por meio de diálogo em linguagem natural, tirar dúvidas dos clientes. Para obter um bom resultado nas suas respostas, é necessário que o agente de conversação possua uma base de conhecimento consistente e ampla a respeito dos serviços prestados pela instituição. Essa base deve ser dinâmica e ao mesmo tempo abrangente, com foco nesses serviços, de forma que o usuário tenha sua pergunta ou dúvida respondida. O chatterbot foi desenvolvido na linguagem AIML – Linguagem de Marcação da Inteligência Artificial (AIML), pois é uma linguagem criada especificamente para o desenvolvimento de agentes de conversação.

Palavras-chave: Chatterbot. Sicoob. Linguagem natural. Inteligência artificial.

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Biografia do Autor

Cleia Scholles Gallert, Unoesc

Professora dos cursos de Sistemas de Informação e Tecnologia em Sistemas para Internet, pertencentes a área de Ciências Exatas e da Terra.

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Graduada em Informática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

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Publicado

2011-03-18

Como Citar

Gallert, C. S., & Franz, A. M. (2011). Desenvolvimento de um Chatterbot para o Sicoob de São Miguel do Oeste. Unoesc & Ciência - ACET, 1(2), 145–154. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/588