Desenvolvimento de um Chatterbot para o Sicoob de São Miguel do Oeste
Resumo
Este trabalho tem por objetivo a descrição dos passos envolvidos no desenvolvimento de um chatterbot para esclarecer dúvidas de clientes e colaboradores a respeito dos serviços prestados pela instituição Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil Sicoob. Um chatterbot é um agente de conversação que possibilita por meio de diálogo em linguagem natural, tirar dúvidas dos clientes. Para obter um bom resultado nas suas respostas, é necessário que o agente de conversação possua uma base de conhecimento consistente e ampla a respeito dos serviços prestados pela instituição. Essa base deve ser dinâmica e ao mesmo tempo abrangente, com foco nesses serviços, de forma que o usuário tenha sua pergunta ou dúvida respondida. O chatterbot foi desenvolvido na linguagem AIML – Linguagem de Marcação da Inteligência Artificial (AIML), pois é uma linguagem criada especificamente para o desenvolvimento de agentes de conversação.
Palavras-chave: Chatterbot. Sicoob. Linguagem natural. Inteligência artificial.