AVALIAÇÃO QUALITATIVA DO CONFORTO TÉRMICO E DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÃO ESCOLAR DE SÃO MIGUEL DO OESTE, SC: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Luana Cristina De Bortoli UNOESC
  • Norma Batista Caldera

Resumo

O presente artigo teve por objetivo demostrar o trabalho realizado durante a análise qualitativa do conforto térmico em edificações escolares da rede municipal de ensino do Município de São Miguel do Oeste, SC, por meio da realização de estudos de casos específicos em duas escolas da rede pública, observando a relação entre a concepção arquitetônica, no que se refere à envoltória, com vistas à qualidade térmica e à promoção de eficiência energética no ambiente escolar. Com base na realização de aferições de temperatura dos ambientes externo e interno das paredes, demonstra-se a importância de elementos como a orientação solar, a presença de vegetação e outros pontos relacionados a estratégias de conforto térmico passivo para a economia de energia destinada a suprir a necessidade por conforto em edificações escolares. Isso, aliado à aplicação de um questionário direcionado aos usuários da edificação, descobre-se como os usuários se sentem nestas edificações em relação ao conforto térmico. Apesar do presente trabalho ser uma iniciativa importante para o início de estudo sobre a realidade das escolas municipais quanto ao conforto térmico e a eficiência energética, não é possível, no presente momento, realizar um diagnóstico completo em decorrência do reduzido universo da pesquisa. Desse modo, para obter um posicionamento mais generalizado, seria necessário estudar também as demais escolas da rede pública municipal de ensino.

Palavras-chave: Conforto térmico. Eficiência energética. Edificação escolar.

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Biografia do Autor

Luana Cristina De Bortoli, UNOESC

Departamento de Arquitetura e Urbanismo

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Publicado

2014-06-06

Como Citar

De Bortoli, L. C., & Caldera, N. B. (2014). AVALIAÇÃO QUALITATIVA DO CONFORTO TÉRMICO E DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÃO ESCOLAR DE SÃO MIGUEL DO OESTE, SC: ESTUDO DE CASO. Unoesc & Ciência - ACET, 35–42. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/4514